Em 1973, somente era filiada na FEBRASGO da região norte do país a (SOPAGO) Sociedade Paraense de Ginecologia e Obstetrícia, e não existia ainda a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas.

A Faculdade de Ciência da Saúde já havia formado a 1ª turma de médicos em 1971 e como todos os Obstetras e Ginecologistas que atuavam como professor na faculdade eram médicos da Maternidade Ana Nery, resultou em uma maior formação de Obstetras na 1ª turma.
Esse Grupo a convite dos professores da Faculdade reuniu-se na Maternidade Ana Nery e fundou a hoje denominada ASSAGO, que passou a representar a FEBRASGO neste estado.

Como só poderia ser presidente da SAGO especialistas com titulo do TEGO e somente Dr. Aurélio Boera, Dr. Zilton Viera Leite, Dr. Osvaldo Leal Gesta e Dr. Wallace Ramos Oliveira possuíam títulos por Concurso, um destes quatro deveria ser o presidente, Dr. Osvaldo Leal Gesta não se interessou pela presidência, Dr. Wallace Ramos Oliveira era titular de Parasitologia médica e não de Obstetrícia; a escolha então caiu entre Dr.Aurélio Boera e Dr. Zilton Vieira Leite. Foi aclamado presidente da então denominada SAGO ( Sociedade Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia ) o Dr. Aurélio Boera.

Cada diretoria teria um período de 03 (três) anos. Dr. Aurélio Boera transferiu-se para Rio Grande do Sul e Dr. Zilton Vieira Leite assumiu a presidência e nela por 06 ( seis ) anos. Após esse período assumiu a presidência da SAGO o Dr. Wallace Ramos Oliveira então professor de Obstetrícia da faculdade que exerceu essa presidência até 1990, sendo então substituído pelo Dr. Lourivaldo Rodrigues de Souza que a exerceu até 1997; a seguir no seu impedimento assumiu Dra. Ione Rodrigues Brum que foi posteriormente eleita por mais 03 ( três ) anos. Em seguida Dr. Iram Grijó a substituiu por mais 03 (três) anos e em 2005 assumiu a presidência Dra. Mª Grasiela Correia Leite e em 2010 assumiu a Dra. Hilka Espírito Santo até a data atual.

Dra. Hilka Espírito Santo
Presidente da ASSAGO